Páginas

domingo, 3 de março de 2013

Post inicial

Ao leitor,


Por atuar na psicologia clínica, a prática da escuta é um exercício diário. Por um lado, as palavras daqueles que atendo são uma das minhas principais ferramentas de trabalho, que vão compor uma ideia e uma história. Por outro, tais palavras são fonte de um extenso aprendizado de grande valor sobre respeito, humildade, diversidade, sobre o próximo, sobre mim mesmo.

É verdade que existem experiências tão únicas que as palavras parecem não conseguir expressar, mas aqui entra a sensibilidade do ser humano em conseguir transmitir e compreender. Um exemplo disso é a poesia, que em suas poucas linhas condensa a vivência do autor, às vezes, aprendida ao longo de uma vida. E é igualmente verdade que tal contemplação não ocorre somente por meio das palavras, essa é a natureza de todas as artes, nos oferecendo transcendência.


Enfim, na minha profissão a proximidade com as palavras ouvidas e faladas é íntima, por isso, criar e dispor textos pertinentes à Psicologia é um projeto que vem me atraindo cada vez mais. Acho que enquanto os criamos usamos as palavras para compor, formalizar e internalizar ideias. É um estudo para afinarmos a compreensão sobre aquilo que observamos na vida. E ao dispor os textos, compartilhamos uma visão. Dessa forma, a interatividade do blog é importante, porque o texto partilhado pode ter um retorno e um acréscimo de outras pessoas, contribuindo com o que foi comunicado.


Também pretendo divulgar notícias e informações de outras fontes relacionadas à Psicologia e humanidades.


Quem dera eu tivesse a habilidade de criar um blog e textos tão envolventes como alguns que venho lendo que prendem minha atenção. Gosto de escrever, mas nunca o fiz num blog, nem divulguei. Vai ser uma experiência nova. Espero que seja útil não só para mim, mas também para você leitor.


Um abraço,


Gustavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário