Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

“O passado é um ótimo lugar para se visitar, mas é um péssimo lugar para ficar!”

Essa frase me chamou atenção quando assistia TV. Como infelizmente não lembrava em qual propaganda ela estava, fui pesquisar na Internet. Só achei mesmo a frase, não a propaganda, e geralmente com ligeiras alterações, mas que não mudavam seu sentido. A única consistência entre todas as frases era a falta do autor.

Por outro lado, acredito que a autoria desconhecida acaba dando mais graça ainda à frase (que tomo para mim como um ótimo aforismo), pois os aforismos muitas vezes são capazes de nos mostrar que não sabíamos que já sabíamos de certas coisas. Então, é como se todos nós fossemos autores dela, pois nossas vivências já nos fazem perceber, no fundo, de que esta frase não é uma novidade para nós.

Informação não gera mudança. Ou seja, sabemos que o passado tem uma tendência a nos aprisionar, e nesse caso a tomada de consciência em si talvez não nos liberte. Mas o que pode começar a nos modificar é perceber que muitas situações ou padrões mentais geralmente se repetem, e se estamos conscientes disso, podemos perceber que repetir a história é um fato que está mais em nossas mãos do que nas do acaso. Às vezes isso é fácil, às vezes difícil, às vezes muito difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário